Pompeo Scola
Assim como o mar, podemos traçar um paralelo e dizer que hoje, no Brasil, não é fácil navegar nas águas indomáveis da inovação e do empreendedorismo. Os modelos e ferramentas criados ao longo das últimas quatro décadas vêm se mostrando menos eficientes no apoio ao desenvolvimento de projetos de inovação e startups. O mundo mudou nesses 40 anos, e os fatores críticos de sucesso também se alteraram. Por isso, é imprescindível que os empresários, ao longo da jornada, tenham no radar recomendações essenciais para ter sucesso em seus projetos e prosperar, independente da área de atuação.
Por onde começar?
O primeiro passo é saber onde buscar boas oportunidades de inovação. Se for um projeto iniciado do zero, como inovação aberta ou uma startup, é importante focar em áreas pouco exploradas, como:
- Agronegócio
- Qualidade de vida
- ESG (Ambiental, Social e Governança)
- Sustentabilidade
Essas são frentes onde existem grandes oportunidades para desenvolvimento. Caso seja uma inovação incremental, ou seja, dentro de um negócio já existente, é necessário olhar detalhadamente os processos da empresa, especialmente aqueles que se relacionam com clientes e fornecedores. Considerar tempo, custo envolvido, quantidade de pessoas, nível de satisfação e volume como indicadores pode ajudar a encontrar boas oportunidades.
Oportunidades no boom das informações digitais e big data
O boom das informações digitais e big data também pode ser um campo fértil para empreender. Informações sobre o comportamento da sociedade são valiosas para órgãos de controle público, agências de pesquisa e agentes financeiros. Porém, é importante lembrar de focar nas oportunidades relacionadas ao projeto traçado.
Exemplo: Aplicativos de mobilidade, além de alocar trajetos e fornecer transporte, coletam estatísticas dos trajetos, criando mapas inteligentes de mobilidade urbana e revelando hábitos da sociedade – informações que também têm valor comercial.
Perguntas cruciais a se fazer
O próximo passo é fazer algumas perguntas:
- Essa inovação interessa ao cliente?
- O mercado comprador vê valor na oferta e está maduro para esta escolha?
Custo e tempo de implementação podem inviabilizar um projeto. Priorizar esse eixo é essencial. Se há clientes e o nicho é escalável, a chance de sucesso aumenta consideravelmente.
Acelerando o crescimento
Após o lançamento de uma versão inicial da solução, todos os esforços devem ser direcionados para o crescimento da base de clientes. Nessa etapa, a prioridade é conquistar um desenvolvimento sustentável rapidamente. Projetos que não encontram um modelo de crescimento escalável geralmente não conseguem investidores. Após colocar o projeto em movimento, não é hora de parar ou desacelerar.
Atenção ao investimento e controle de custos
Outro ponto de atenção para empreendedores é que o mercado de investimento não está mais tão receptivo a financiar projetos com alto consumo de caixa para crescimento, especialmente em mercados saturados (oceanos vermelhos). Para essas etapas, vale planejar uma estratégia de custo variável:
- Pessoas em tempo parcial
- Mão de obra pontual
Essas práticas ajudam a melhorar o payback, um indicador financeiro que mede o tempo necessário para recuperar o valor investido.
O papel das aceleradoras
Para auxiliar nessas etapas, existem as aceleradoras. No entanto, os programas de aceleração estão cada vez mais restritivos em relação ao uso do capital para pagamento de salários e desenvolvimento de software. Normalmente, o time inicial é composto por fundadores com perfil empreendedor e dedicação parcial ao projeto, geralmente atuando em horários alternativos.
Se o projeto não conseguir reunir um pequeno núcleo que compartilhe do propósito da startup, dificilmente encontrará eco no mercado. A mesma lógica se aplica ao software: se o projeto não empolga um desenvolvedor a construir a versão 1.0 nas horas vagas em troca de participação societária, então por que outros investidores o fariam?
Estes são alguns dos pontos essenciais para quem deseja inovar e empreender. Buscar conhecimento e orientação é sempre o melhor caminho para o sucesso na inovação!
Pompeo Scola é administrador, psicólogo, bacharel em Ciência da Computação, consultor de inovação e startups e CEO da Cyklo Agrictech aceleradora.