Com ajuda de ONG, Fabiana Costa conseguiu quebrar barreiras e se especializar em TI; ela voltou para a faculdade de Tecnologia aos 40 anos e hoje inspira outras mulheres.
Trajetória de Fabiana Costa
- Fabiana Costa começou no mercado de trabalho ainda jovem: aos 12 anos já ajudava a mãe num mercado de bairro e trabalhava até às 21h. Mais tarde, decidiu cursar pedagogia e conseguiu uma vaga no setor financeiro de um hospital.
- Nesse período, a área de Tecnologia ainda parecia distante e restrita a ‘gente muito inteligente’, segundo ela. Ela incentivava o irmão a entrar na área, mas não imaginava que seria uma possibilidade para si.
- Trabalhando em uma empresa de automação industrial, acabou fundando o setor de tecnologia na companhia e construiu uma carreira sólida, chegando ao cargo de coordenadora de sistemas.
Uma pausa e um novo começo
- Em 2018, Fabiana deixou seu emprego para ajudar o marido a abrir um comércio. Nesse tempo, começou uma faculdade de Gestão de TI, mas não conseguiu concluir devido a problemas familiares.
- Mesmo assim, a vontade de trabalhar com tecnologia continuava presente. Inspirada pela trajetória do irmão, decidiu retornar aos estudos aos 40 anos.
A virada de chave: a Escola da Nuvem
- Conheceu a Escola da Nuvem, uma ONG que oferece capacitação em computação em nuvem para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Fiquei encantada com as aulas gratuitas e o conteúdo sobre habilidades comportamentais”, conta.
- Após realizar o curso, Fabiana pediu para dar aulas sobre soft skills na Escola da Nuvem, enquanto seguia sua especialização na área técnica.
Especialização e experiência profissional
- Começou a estudar FinOps e, no início de 2024, tornou-se instrutora técnica de apoio na Escola da Nuvem, onde ministrou aulas para mulheres refugiadas e pessoas com histórias de vida desafiadoras.
- Em junho deste ano, Fabiana assumiu o cargo de Gerente de Produtos de FinOps em uma empresa de tecnologia.
Reflexão sobre a trajetória e conselhos
- “A TI é uma área com muitas possibilidades e, quanto mais você estuda e se capacita, mais chances tem de crescer”, destaca Fabiana.
- Ela também valoriza o networking, que pode abrir portas para oportunidades importantes, e recomenda estudar muito para encontrar o lugar certo dentro da ampla área de TI. “Pode ser em desenvolvimento, banco de dados, nuvem, atendimento ao cliente… É preciso entender o mercado e suas demandas”, finaliza.