Estudo com homens de até 35 anos participantes de programa de doação de sêmen mostra que a presença do biomarcador cotinina e de materiais como cádmio e chumbo reduz a concentração de espermatozoides por mililitro e aumenta a proporção de espermatozoides não progressivos. A pesquisa foi apresentada no Congresso da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, nos Estados Unidos.
A infertilidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta 1 em cada 6 pessoas em idade reprodutiva em todo o mundo. No caso dos homens, os fatores mais observados incluem:
- Problemas no processo de ejaculação
- Ausência ou baixos níveis de espermatozoides
- Alterações na morfologia (formato) e motilidade (movimento) dos espermatozoides
Pesquisadores da área de reprodução humana têm buscado entender as causas da alta prevalência de infertilidade e sua associação com a perda de fertilidade na população mundial.
Com esse propósito, pesquisadores da Igenomix, um laboratório de medicina genética presente em 80 países, incluindo o Brasil, investigaram as possíveis associações entre a exposição a metais pesados e cotinina (tabaco) com os parâmetros de sêmen em doadores de sêmen com fertilidade comprovada. Os resultados foram apresentados no Congresso da Associação Americana de Medicina Reprodutiva (ASMR 2024), realizado em outubro, em Denver, Estados Unidos.
Metodologia do Estudo
- Participantes: 26 homens entre 18 e 35 anos de um programa de doação de sêmen
- Critérios de Inclusão: Sem infecções sexualmente transmissíveis, teste de cariótipo normal, boa qualidade seminal e fertilidade comprovada
- Avaliações Realizadas:
- Metais pesados no sangue: cádmio (Cd), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg)
- Cotinina na urina: marcador de exposição ao tabaco
- Exames de espermograma e FISH nos cromossomos 13, 18, 21, X e Y
Resultados
O estudo revelou que:
- Maiores concentrações de cotinina urinária estão associadas a uma maior proporção de espermatozoides não progressivos.“Nestes casos, o espermatozoide até se movimenta, mas ele não consegue sair do lugar, o que reduz a possibilidade de fecundação natural”, explica Márcia Riboldi, VP da Igenomix e Vitrolife na América Latina.
- Entre homens com a mesma faixa etária, IMC e presença de cotinina:
- Maior concentração de cádmio (Cd) está associada à menor concentração de espermatozoides por mililitro
- Chumbo (Pb) no sangue está associado a níveis mais elevados de volume seminal
- Chumbo (Pb) na urina está associado a níveis inferiores de concentração de espermatozoides
Nenhuma associação foi observada para mercúrio (Hg) no sangue.
Conclusão e Recomendações
“Diante do evidente declínio mundial nos parâmetros seminais, é fundamental investigar o papel da dieta, obesidade, tabagismo e outros fatores ambientais”, enfatiza Carmen Rubio, diretora científica da Igenomix Espanha.
Ela destaca a necessidade de reduzir a exposição ao tabaco e metais pesados para minimizar o impacto negativo na fertilidade masculina.
Sobre a Igenomix
A Igenomix é um laboratório de biotecnologia focado em tratamentos de Reprodução Assistida, diagnóstico e prevenção de doenças genéticas, parte do grupo Vitrolife. Com presença em mais de 80 países e mais de 500 publicações científicas, é um importante produtor de ciência na área de saúde reprodutiva e genética.